quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Revolução dos bichos - George Orwell



“(…) Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todos iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.”

Revolução dos bichos - George Orwell



Cenas do filme: "Animal Farm"
Música: "Até quando?" - Gabriel, o pensador






Livro : "A Revolução do bichos" - George Orwell - 1945


Sinopse: O sonho de um velho porco de criar uma granja governada por animais, sem a exploração dos homens, concretiza-se com uma revolução. Como acontecem com as revoluções, a dos bichos também está fadada à tirania, com a ascensão de uma nova casta ao poder. Nesta fábula feita sob medida para a Revolução Russa, “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros”.

http://mscamp.wordpress.com/paginas-escritas/a-revolucao-dos-bichos/

Álbum: "Animals" - Pink Floyd - 1977


1- "Pigs on the wing" (part 1)
2- "Dogs"
3- "Pigs (Three Different Ones)
4- "Sheep"
5- "Pigs on the wing" (part 2)

O álbum é baseado no livro "A Revolução dos bichos", de George Orwell. Nas músicas, os seres humanos são divididos  em três espécies de animais do livro: cães (Dogs), porcos (Pigs) e carneiros (Sheep). Os cães são usados para representar os homens de negócios; os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas e o carneiros que não pensam por si só e seguem um líder.


Filme: "Animal Farm" - 1999




Após a ditadura, as pessoas acreditam que são "livres" para escolher seu governante, mas será mesmo? As obras citadas acima nada têm a ver com a nossa realidade?
Bem, o domínio não deixou de existir, porém, agora, ele vem disfarçado, veiculado pela mídia que aliena e bombardeia as pessoas com informações fúteis para que não se interessem pela realidade. 
 





      2 comentários:

      1. Vivemos em uma sociedade em que o governo através da mídia querem nos manipular com informações sem conteúdo e com isso fazer de nós pessoas que não tem a capacidade de questiona-los.Parabéns Silvana pelo teu Blog.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. A sociedade atual está perfeitamente representada nas obras que citei e, infelizmente, ser carneiro está sendo mais cômodo para as pessoas.
          A mídia cria personalidades e clichês que "distraem" e limitam o pensamento das pessoas. Enquanto isso, os "dogs" e os "pigs" fazem a festa. As pessoas tornam-se máquinas de trabalho e consumo, porque acreditam que precisam estar inseridas em um grupo.

          Obrigada, Jean
          Venha visitar mais vezes

          Excluir