terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crônica Jornal The Big Times 6ª3



Crônica:

Eleições
        Uma coisa muito engraçada é que, em tempo de eleição, os homens perdem completamente essa aparência civilizada de cortesia, de boa educação, de finas maneiras, que os leva a insistir como os seus semelhantes para que entrem primeiro no elevador:
            _Ora, essa! Faça o favor! Isto em tempos normais. Agora, como o elevador é pequeno e a fila dos candidatos é grande, cada qual vai tratando de empurrar os demais, de correr o mais que pode e, se acaso consegue penetrar na gaiola que o há de levar aos andares superiores, não há forças que o façam ceder o lugar ao corrente mais próximo.
            Outra coisa que esquecem os homens, em tempo de eleição, é essa afetação de falsa modéstia que rege o comportamento normal de um indivíduo mediamente educado e que o impede de ficar por aí proclamando em altas vozes os seus méritos e virtudes. Pelo contrário. O hábito é diminuir-se, anular-se, fingir-se de insignificante:
-Eu, o mais obscuro dos membros desta casa...
            _Absolutamente! Não apoiado. Vossa excelência é um mestre
            Mas quando se trata de disputar os favores de eleitorado, não é assim que fala o cidadão. Sua linguagem é diferente: - Votem em mim,que sou o maior! Votem em mim, que sou tal! Votem em mim, que fiz isso e aquilo!. Votem em mim, que sou inteligente, culto, honesto, trabalhador, ativo, diligente, formidável! Os outros candidatos não valem nada.
            Por essas e outras, estou convencido de que a eleição é uma força catártica que extrai do indivíduo convencional e polido, coberto de uma crosta falsa e superficial de civilização _ o homem; o homem primitivo e o homem de sempre; _ o homem, com seus instintos, sua brutalidade inata, sua sede de competição e de conquista, sua vaidade, seu orgulho e seu egoísmo; isto é que reconduz a espécie humana ao seu Estado natural.
            Coisa que _ aqui entre nós _ não é muito bonita de se ver.

            Autor:Luís Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário